O implante dental é basicamente a introdução cirúrgica de um parafuso de titânio no osso alveolar (maxilar ou mandíbula). Este parafuso substitui a raiz do dente, por isso é chamado de “raiz artificial”. É nele que se fixa a prótese dentária. O implante proporciona conforto e eficiência na mastigação e na fala, de forma bastante similar aos dentes naturais, além de devolver beleza ao sorriso e qualidade a saúde bucal.
Para quem é indicado o implante?
Para quem não tem um ou mais dentes; Para quem já completou o crescimento maxilar; Para quem possui prótese removível que não esteja confortável e/ou esteticamente adequada; Caso falta estabilidade e retenção a sua prótese removível; Se a sua prótese te deixa inseguro; Se você possui dificuldade na mastigação; Se você necessita de auxílio nos movimentos com aparelhos ortodônticos.
Qual a finalidade do implante? Recuperar a função dos dentes e a beleza do sorriso, preenchendo espaços de dentes ausentes ou condenados, ou preenchendo espaços de próteses removíveis ou fixas, quando essas por algum motivo não agradam o paciente. A prótese melhora a qualidade da mastigação aliviando a sobrecarga em dentes remanescentes. A prótese freia a reabsorção óssea. O osso alveolar sustenta os dentes para permitir a mastigação, quando a pessoa perde um ou mais dentes, esse osso perde a função e é reabsorvido pelo organismo. Isso faz com que progressivamente a mastigação e a arcada dentária fiquem debilitadas.
Fases do implante
1. Exames clínicos e diagnóstico;
2. Cirurgia para instalação do implante : é um processo simples e particular a cada caso;
3. Pós-operatório: a recuperação é muito rápida;
4. Moldagem, confecção e instalação da prótese: podem ser realizadas imediatamente após a instalação do implante, ou de 3 a 6 meses, dependendo do tipo de osso e do local do implante;
5. Manutenção e higienização.
Outras Dúvidas
1- É um tratamento doloroso?
R.: Em todo o processo a nossa preocupação é com o bem-estar do paciente. A odontologia moderna dispões de meios avançados para fornecer ao paciente um tratamento de primeira qualidade e sem dor, tanto na colocação quanto nos dias seguintes aos procedimentos.
2- Quais são os resultados?
R.: Em mais de 93% dos casos o tratamento é concluído com sucesso.
3- Quanto tempo dura o tratamento?
R.: Isso varia de acordo com cada caso.